quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aula de Física - 1º ano - Cnec Iguaba

Bom dia a todos os meus queridos alunos do 1º ano, espero que vocês curtam realizar esse experimento e façam com todo cuidado e carinho.

Segue algumas explicações sobre elaboração de um relatório:


Como elaborar um Relatório Científico
Um relatório científico serve para comunicar os resultados finais de um trabalho laboratorial de investigação, de estudo, de pesquisa, etc.
Deverá ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma visão global do estudo efetuado, proporcionando uma consulta fácil e fornecendo de modo objetivo a informação mais relevante.
Seguidamente traçam-se as linhas gerais às quais deverá obedecer um relatório científico.
 
O aspecto geral e qualidade gráfica do relatório têm importância. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar corretor.
            Apertar a letra, diminuir o espaço entre linhas, ocupar as margens, e utilizar vários tipos de letra, tornará a leitura difícil e a apresentação pouco atraente e/ou confusa.
É importante deixar-se sempre margens interiores (esquerdas) e superiores com, aproximadamente, três centímetros e margens exteriores (direitas) e inferiores com, aproximadamente, dois centímetros 

O relatório deve ter uma capa. No entanto, sobretudo se for pequeno, pode dispensar uma encadernação.
A capa não deve ser enfeitada ou embelezada. Deve conter a informação seguinte pela ordem indicada:
    1º nome da instituição ou entidade onde a investigação foi realizada,
    2º título do trabalho, (destacado com letra maior ou sublinhado)
    3º nome do(s) autor(es) e identificação do(s) mesmo(s),
    4º âmbito de realização o trabalho (disciplina, projeto, unidade, programa, etc.)
    5º local e data.


   O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido.
Na maioria das vezes pode utilizar-se o título do protocolo experimental.
   A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correta.
       Por exemplo, é preferível :
      
        "quantidade química"
em vez de "número de moles"
        "banho de água" em vez de "banho maria"
 
   A escrita de símbolos e fórmulas químicas, bem como de unidades e grandezas, obedecem a regras e normas que devem ser respeitadas. No quadro seguinte apresentam-se exemplos de algumas incorreções mais comuns:




Exemplo
Incorreto
Correto


Unidade de Massa
Unidade de Massa
Acidez
Símbolos químicos (por ex: bromo)
gr ou gr.
KG ou Kg
PH ou Ph ou ph
br ou BR

g
kg
pH
Br




No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiu-se, mediu-se), plural (fizemos, concluímos, medimos) ou narrativo ( o autor fez, o autor concluiu, mediu). A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos.

A Estrutura do Relatório
Pode optar-se por uma estrutura que inclua : Resumo, 1-Objetivo, 2-Introdução, 3-Procedimento Experimental, 4-Resultados e 5-Conclusão e Crítica dos Resultados. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos que devem ser destacados de algum modo (letras maiúscula, sublinhado, tamanho superior, etc.)
O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.

 Resumo
Deverá conter de forma sucinta as questões ou informações mais importantes referidas no relatório, ou seja, explicará a finalidade do trabalho, descreverá o método utilizado apresentará os principais resultados, conclusões. Por exemplo:
            "Neste trabalho determinou-se o ponto de fusão do naftaleno e o valor obtido foi de 80ºC, que está de acordo com o valor tabelado."
            Esta parte do relatório só deve ser feita no final. Só nessa altura é possível ter a visão global de todo o relatório necessária à elaboração de uma síntese. Está localizado logo no início do relatório.
1- Objetivo
            Deverá ainda indicar de modo claro e breve quais são os objetivos do trabalho (o propósito), ou seja, qual é o problema a ser resolvido. Evidentemente, é quem orienta a investigação/pesquisa/estudo que deve definir, claramente, quais são os objetivos do trabalho.
2- Introdução
 A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental, ou seja as suas premissas teóricas.
Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter.
A maior parte das vezes 3 ou 4 parágrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, são suficientes para introduzir o assunto a tratar.
De pouco vale copiar de livros e/ou da internet longos textos que não se percebem, abordando aspectos irrelevantes e enfadonhos, utilizando linguagem e conceitos que não se dominam e, por vezes até, repetindo várias vezes a mesma idéia.
 3- Procedimento Experimental
            Salvo indicação contrária, não é necessário indicar a lista de material utilizado no trabalho uma vez que esta já existe na planificação do trabalho experimental (protocolo). No entanto, se o método se basear na utilização de um determinado aparelho - método Instrumental - deve indicar-se o tipo de aparelho utilizado ou a marca/modelo, bem como as suas características técnicas mais importantes (alcance, tolerância, etc.). Se foi necessária uma montagem de equipamentos, deve apresentar-se um desenho esquemático da mesma e respectiva legenda.
Não é necessário fazer um relato detalhado de todos os passos seguidos. No entanto será importante fazer um resumo do procedimento experimental, onde se selecionem apenas os passos fundamentais. Se os passos essenciais forem devidamente justificados então estaremos a fundamentar a técnica utilizada.
Devem referir-se as alterações/adaptações ao protocolo.
4- Resultados
A apresentação dos resultados deve constituir uma compilação do conjunto de dados/resultados/observações obtidos durante a realização experimental. Sempre que possível, devem ser apresentados em tabelas, quadros, esquemas ou gráficos.
Muitas vezes a apresentação dos resultados resume-se à caracterização das amostras obtidas e/ou às observações efetuadas durante a realização do trabalho.
A análise dos resultados não deverá ter um caráter interpretativo, deverá limitar-se a destacar os resultados considerados mais evidentes ou então a dar-lhes uma forma mais compreensível, geralmente através do seu tratamento matemático, estatístico ou gráfico. Nestes casos, deve apresentar-se apenas um exemplo claro e bem explicado de cada cálculo efetuado.
As medições efetuadas e os resultados de cálculos devem apresentar-se sempre com as respectivas unidades e com o número de algarismos significativos correto ou com as incertezas respectivas.
5- Conclusão e Crítica dos Resultados
Será necessário realçar os principais resultados e comentá-los de um ponto de vista crítico, traduzindo a opinião do autor sobre o seu interesse e qualidade. Isso implica avaliar se estes são aceitáveis tendo em consideração os objetivos iniciais do trabalho e aquilo que estava previsto ou estipulado, o que, por vezes, envolve uma comparação entre os dados obtidos experimentalmente e a informação bibliográfica. No final desta avaliação deve apresentar-se, claramente, a resposta ao problema enunciado na introdução.
Os fenômenos ou resultados imprevistos devem ser aqui referidos e, sempre que possível, interpretados.
Devem apontar-se as possíveis causas de afastamento dos resultados em relação aquilo que era esperado (erros/incertezas experimentais? de que tipo? de que grandeza? Quais os mais importantes? Haverá deficiências do método utilizado?).
                       
Quando o objetivo do trabalho for utilizar uma determinada técnica experimental, deverão ser indicadas as dificuldades sentidas e limitações identificadas.
            Podem ser apresentadas recomendações ou propostas de decisões a tomar em função dos resultados obtidos.
            Podem também indicar-se sugestões para investigações posteriores ou ainda, alterações ao procedimento seguido ou à técnica utilizada.


Agora quero que vocês acessem o seguinte link: http://www.ludoteca.if.usp.br/ripe/index.php
 baixem os seguintes aplicativos: O TRENZINHO  e MOVIMENTO RETILÍNEO  E UNIFORME.


Agora sigam o seguinte roteiro:


1-     Utilizando o simulador “o trenzinho”:
  • Marque a opção marcar/ocultar, para mostrar o eixo vertical.
  • Tente mover e depois lançar a bola até a bola entrar pela chaminé do trem.
  • Depois mova o botão transparência até o túnel ficar transparente e repita o item anterior.
  • Ajuste os outros botões e repita os processos anteriores. (no mínimo 3 regulagens diferentes).
  • Não se esqueça de fazer todas as anotações.

2-     Utilizando o simulador “movimento retilíneo uniforme”:
  • Leias as instruções e faça o exemplo descrito no simulador.
  • Depois monte mais três exemplos com suas respectivas tabelas ( no mínimo 1 exemplo deve conter a joaninha passando a outra).
  • Não deixe de realizar todas as anotações.

3-     Monte um relatório, em grupo, (descrito nas instruções) para a próxima aula 31/03/2009. Grupos de no máximo 3 alunos.

4-     Valor da tarefa: 2,0 pontos.

5- Deixem um recado no post para que eu possa saber quem entrou no blog.

Darei Maiores detalhes na aula de segunda-feira. Não se esqueçam de levar o notebook, quem puder e das folhas de papel milimetrado.
Abraços e bom feriado!

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